Regularização de Imóveis
Escritura registrada em Tabelião não define propriedade de imóvel. O IPTU em nome do comprador tampouco define propriedade imobiliária. Dispor apenas dessas comprovações, sujeitam a pessoa a ser vítima de fraudes. Proprietário é aquele que tem o Registro de Imóvel no Cartório de Registro correspondente. Aquele que registra seu imóvel no cartório de registro de imóveis garante para si vantagens significativas. Confira abaixo algumas das principais vantagens:
Valorização do imóvel, confiança ao comprador e redução do tempo de venda: Os imóveis registrados alcançam maior credibilidade e valorização no mercado. O registro permite a comprovação de titularidade e regularidade da propriedade, este fato tranquiliza e proporciona maior confiança dos compradores e investidores, o que facilita negociações com consequente valorização do imóvel em comparação aos imóveis não registrados.
Segurança jurídica: Por se tratar da única forma legal para reconhecimento da propriedade imobiliária confere ao proprietário o direito legalmente reconhecido sobre o imóvel, protegendo-o contra possíveis disputas.
Proteção contra fraudes: O registro de imóveis segue procedimentos rígidos de verificação e certificação de informações referentes ao histórico dos imóveis e suas sucessões. Esses procedimentos contribuem na prevenção de criminosos aplicando golpes através de fraudes no mercado imobiliário que buscam registrar de forma ilegal imóveis em seus nomes.
Publicidade Irrestrita: Imóvel registrado torna pública sua propriedade de forma que os interessados poderão conhecer o histórico do imóvel, quem foram seus proprietários no passado, intercorrências ao longo do tempo e o atual proprietário. Em virtude dessa transparência pública é conferido ao imóvel registrado oponibilidade a terceiros, ou seja, caso alguém queira fazer negócios escusos com imóvel não poderá alegar desconhecimento de propriedade uma vez que a presunção de propriedade está clara e o registro garante.
Facilidades no mercado financeiro: Com o imóvel registrado, seu proprietário pode utiliza-lo como garantia em operações financeiras, como empréstimos, financiamentos, hipotecas ou fiança. Os bancos e instituições financeiras exigem o registro para conceder crédito, uma vez que com o registro estarão garantindo processos fiduciários para sua segurança. Já para o proprietário, garantia de taxas de negociações mais vantajosas.